segunda-feira, 7 de março de 2011

Nelsinho Metalúrgico: Uma história de luta pelo trabalhador

Deputado Nelsinho e Família
         Nelson Luiz da Silva, 50 anos, é casado com a educadora Márcia Falcão e pai de três filhos Stefano, (17 anos), Augusto (10 anos) e Marina (três). Nelsinho Metalúrgico como é popularmente conhecido, é natural de Esteio e mora em Canoas. É formado em Economia e trabalhou como metalúrgico desde os 15 anos.
Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) de Esteio, Nelsinho concorreu pela primeira vez a vereador em 1982 no município da região metropolitana de Porto Alegre - RS. Em 1984 participou ativamente da Campanha das Diretas, época em que ingressou na empresa Springer Carrier. Em 1987, foi convidado pelo então presidente do sindicato, Paulo Paim, hoje senador da República pelo RS, para participar da entidade. Desde 1999, Nelsinho é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e de Nova Santa Rita.
        
Em 2004, Nelsinho Metalúrgico foi eleito vereador em Canoas e foi o candidato mais votado do PT. Com coragem e honestidade, denunciou os desmandos do governo do PSDB. Em 2008 foi reeleito com mais 4 mil votos e reafirmou sua aprovação popular com um trabalho voltado aos direitos dos trabalhadores e à população mais humilde da cidade.

         Ao tomar posse em janeiro de 2009, Nelsinho foi eleito presidente da Câmara de Vereadores. Na Presidência, ele aproximou o poder legislativo da comunidade, informatizou a Câmara e reduziu custos devolvendo mais de R$ 3 milhões para os cofres da Prefeitura de Canoas.
         Por todo o seu trabalho e competência, o prefeito do município, Jairo Jorge, convidou Nelsinho Metalúrgico para ser o líder do Governo na Câmara. Ao lado do prefeito, Nelsinho tornou-se protagonista das principais realizações em gestão e que vêm transformando a vida da população canoense.
        Foi por meio de uma história galgada nas lutas sociais e na dedicação ao povo que Nelsinho Metalúrgico preparou-se para ser deputado estadual.  A voz dos trabalhadores da cidade e do campo na Assembléia Legislativa, será a sua voz.

Empossado em janeiro de 2011 para a 53ª Legislatura do Parlamento gaúcho, já no primeiro mês de atuação, assumiu a vice-presidência da   Comissão de Segurança e Serviços Públicos para o biênio 2011-2013. Previsto no regime de rodízio da bancada do Partido dos Trabalhadores. Nelsinho será elevado à presidência do órgão técnico no segundo biênio. Sua eleição para o cargo é resultado de acordo prévio entre as bancadas, conforme o disposto pelo artigo 55, § 4º do Regimento Interno do Legislativo gaúcho.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog