quarta-feira, 27 de julho de 2011

Gaúchos já podem acessar serviços do Estado pelo celular

Foto:


Foi lançado na tarde desta segunda-feira (25), em solenidade no Salão Negrinho Pastoreio, o Portal RS Móvel, uma iniciativa da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS (Procergs). A partir do endereço m.rs.gov.br, o cidadão poderá acessar pelo celular ou tablet uma lista de serviços públicos gratuitos de órgãos do Estado.

O presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, apresentou o RS Móvel e os serviços disponíveis no Portal. Na área da saúde, por exemplo, é possível acessar o Guia Médico do IPE, abrangendo todo o estado, onde constam informações sobre profissionais, especialidades e estabelecimentos de atendimento no Rio Grande do Sul. Na área da Segurança, o cidadão contará com o serviço Denuncie, uma linha direta com a Polícia Civil em que é possível fazer relatos sobre ocorrências policiais e situações de emergência, agregando a isto vídeos, áudios e fotos.

Além disso, poderá, por meio de um dispositivo móvel, localizar a delegacia mais próxima informando o bairro e a cidade. Também poderão ser consultadas diversas informações relativas ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran), como situação de veículos, infrações de trânsito, pontuação e dados sobre a carteira de habilitação e consulta a respeito de veículos em depósito.

Outro serviço do RS Móvel é o acesso a dados de caráter empresarial e administrados pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), como andamento de processos, reserva de nome empresarial, informações sobre como proceder para obter 46 serviços prestados pela junta, além dos telefones dos seus 47 postos de atendimento distribuídos no Estado.

Agenda do Governador

Será possível ainda acompanhar as principais pautas em discussão na Assembleia Legislativa - a partir do serviço de consulta às Ordens do Dia -, seguir a Agenda do Governador, bem como utilizar algumas facilidades dos Correios, como o rastreamento de objetos, localização de agências, preços e prazos de entrega de encomendas, localização de endereços e CEPs, entre outros.

O governador Tarso Genro parabenizou a iniciativa da Secom e Procergs e falou da importância desse tipo de instrumento de comunicação direta para a democratização das decisões de governo: "Me pergunto se existiria hoje a crise europeia se todos os avanços tecnológicos disponíveis tivessem sido usados para o controle social dos governos. Se as decisões estratégicas, que vão influir na vida das pessoas, fossem tomadas depois de um controle total da sociedade".

A secretária Vera Spolidoro alertou para a importância desse novo instrumento, dado o aumento da quantidade de dispositivos móveis conectados à internet: "Temos hoje no Brasil mais de um celular por habitante, sendo que 30% dos aparelhos têm acesso à internet. São 60 milhões de aparelhos conectados à rede mundial de computadores". Para a titular da Secom, esses dados tornam o celular um instrumento importante de inclusão digital e de comunicação entre o Governo e o cidadão: "Estamos colocando à disposição dos gaúchos um serviço que segue a diretriz fundamental de transparência, diálogo e comunicação democrática. Desta forma, estamos levando o Governo do Rio Grande do Sul para a mão dos gaúchos, literalmente".

Para divulgar o novo Portal, foi criado um vídeo que será veiculado pela Secom em blogs e sites. "Também será feita publicidade do RS Móvel em rádios da capital e interior - especialmente da Região Metropolitana -, além do envio de 25 mil mensagens via celular", explicou Vera.
Fonte: http://www.ptsul.com.br/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog