terça-feira, 16 de agosto de 2011

Curso de Prevenção ao uso indevido de drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias – 4 ª edição


Fiquei feliz por saber que fui um dos selecionados para participar do Curso de Prevenção ao uso indevido de drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias – 4 ª edição promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Ministério da Justiça, o curso oferecia 15000 vagas em todo o território nacional. O curso é gratuito, oferecido na modalidade de ensino à distância, com carga horária de 120 horas e com duração de 3 meses. Na conclusão do curso os estudantes receberão certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante todos os processos que envolvem os estudos e a aprendizagem dos estudantes, eles contarão com o apoio de uma equipe especializada para assisti-lo: o Sistema de Apoio ao Aluno a Distância, formado por Assistentes de Conteúdo, Monitores e Tutores.

 Conteúdo programático:

 Módulo I – Classificação das drogas, Epidemiologia e Padrões de Uso
Módulo II – Prevenção e tratamento

Módulo III – Políticas e Legislação

Módulo IV – Temas Transversais

Objetivos do Curso

OBJETIVO GERAL
Capacitar os conselheiros municipais e líderes comunitários para atuar na prevenção da violência associada ao uso indevido de álcool e outras drogas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Capacitar os diversos conselheiros municipais e líderes comunitários para identificação de recursos comunitários para criação, articulação e o fortalecimento da rede de apoio local integrada.
Disponibilizar aos estudantes informações atualizadas acerca do consumo indevido de álcool e outras drogas e sua interface com a temática violência, focalizando a prevenção numa perspectiva de direitos humanos.
Fornecer subsídios para que os Conselheiros e Líderes capacitados possam atuar como agentes multiplicadores na prevenção da violência relacionada ao uso indevido de álcool e outras drogas.
Com certeza este curso será de grande importancia para mim, pois assim estarei cada vez mais me aperfeiçoando e me capacitando para melhor servir minha comunidade, deste mau que assola nossa sociedade atual, as drogas, pois acredito que a informação e a prevenção são o melhor caminho para não deixar que nossas crianças e adolescentes sejam destruidos por este mau.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog