quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Marco Maia assume a Presidência da República

Eu, Marco Maia e a Vereadora Carla Macam (Três Cachoeiras/RS)
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), assumiu, nesta quinta-feira (01), interinamente, a Presidência da República. É o segundo metalúrgico a ocupar o posto mais alto do Executivo Federal. A posse se deve em função das viagens internacionais da presidenta Dilma à Venezuela e do vice-presidente, Michel Temer, aos Estados Unidos.



Na primeira agenda no Palácio do Planalto, o gaúcho Marco Maia fez questão de receber os prefeitos do Rio Grande do Sul. "É uma satisfação enorme assumir uma responsabilidade tão grande com o nosso país. Será uma passagem curta. Minha principal missão é garantir tranquilidade para que a presidenta Dilma cumpra seus compromissos no exterior. Obrigatoriamente, tenho que despachar no Palácio do Planalto e vamos construir uma agenda política. Tenho recebido vários pedidos de agenda de lideranças gaúchas que devem vir para cá para serem recebidas”, disse Marco Maia. O último gaúcho a assumir o posto foi Ibsen Pinheiro por um dia em 1992.

“É uma honra para nós ter um companheiro gaúcho como Marco Maia que representa tão bem a nossa terra,” comemorou José Flávio Godoy, prefeito de Fontoura Xavier, na região da serra. Ele se orgulhou de ser o primeiro a entregar uma solicitação para o presidente em exercício. O prefeito pede recursos para construção de pontes na cidade destruídas pela enchente de 2010.

“Somos parceiros de longa data e foi show ser recebido aqui no Palácio do Planalto”, disse Clécio Halmenschlager, prefeito de Vale do Sol que pediu atenção especial para a produção de tabaco na sua região.

Além dos prefeitos gaúchos, Maia teve encontros com membros da mesa da Câmara dos Deputados, com as bancadas do PT, PSB e PSD, com centrais sindicais. Maia permanece no cargo até o fim de semana, quando Dilma retorna da viagem à Venezuela.

Quem é Marco Maia

Marco Maia é natural de Canoas/RS. Iniciou sua carreira política no movimento sindical. É torneiro mecânico de profissão. Em 2001, Marco Maia assumiu a Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ampliou sua experiência administrativa, ao ser convidado, em 2003, para presidir a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb).

Assumiu seu primeiro mandato como deputado federal em 2005, reelegendo-se em 2006. Nas eleições de 2010, conquistou seu terceiro mandato. Na Câmara dos Deputados, Marco Maia assumiu vários cargos. Foi vice-presidente da Comissão de Trabalho, vice-líder da Bancada do PT, Coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, Coordenador da Comissão Externa da Estiagem no Sul e vice-presidente da Câmara, período no qual se destacou como um hábil articulador político com trânsito entre os diversos partidos.

Em 2011, Marco Maia assumiu a presidência da Câmara para o biênio 2011-2012 com o apoio de 21 dos 22 partidos. Devido a sua atuação parlamentar, em 2011, pelo quinto ano consecutivo, Marco Maia foi reconhecido como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP).
Fonte: http://www.ptsul.com.br/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog