terça-feira, 17 de março de 2015

HOJE PARTICIPEI DE REUNIÃO - PAUTA EMISSÃO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITOS

Vereadores reunidos com o Delegado Guilherme, Drª Sonia Nicola e representantes da Funerária Andres.

Nesta terça-feira, 17 de março, aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores importante reunião entre a Mesa Diretora, representantes da Funerária Andres, diretora técnica do Hospital de Caridade de Santiago, Sônia Nicola e os vereadores Sérgio Marion Presidente e membro da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos da Câmara, vereadora Cleusa Canterle, Iara Castiel, Secretária de Saúde Mara Machado e o Delegado de Polícia, Guilherme Antunes.

Tendo como pauta, assunto relacionado à emissão da declaração de óbitos, quando ocorre o falecimento em domicílio (casa), relacionado a morosidade na definição de quem é a responsabilidade da emissão de tal documento.

Conforme a Drª Sonia Nicola, que reuniu-se na semana passada com o corpo clínico do Hospital, ficou definido que o médico plantonista no Pronto Socorro Municipal será o responsável pela emissão da declaração, sendo que a funerária ficará responsável por fazer o translado do corpo em óbito, após todos os procedimentos legais, levando-o ao Pronto Socorro. A Lei o ampara o profissional para tal procedimento, sendo que este sempre foi o principal receio dos médicos, ao atestar o óbito de uma pessoa que o mesmo desconhece o seu quadro clínico antes do óbito.

Assim, sem esta morosidade, espera-se mais agilidade na liberação do corpo para o funeral, aliviando um pouco a tensão dos familiares.

Fonte: http://camaradesantiago.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog